domingo, 17 de dezembro de 2006

S.A.P.A. ou Marco Paulo versus Coldplay

.

Já pensaram porque é que muitos de nós temos resistência, ou receio, de sermos rotulados de pimba ou de gostar de Marco Paulo?


No outro dia dei por mim a ver, na televisão, um espectáculo do Marco Paulo e a constatar que o fiel entusiasmo que as legiões de fãs demonstram por ele não é assim tão diferente daquele com que eu curto num concerto dos Coldplay
O entusiasmo é o mesmo
A emoção é igualmente intensa
A devoção é igualmente sincera
As letras são cantaroladas com o mesmo entusiasmo
O sentimento de comunhão partilhado por todos os que estão na sala é o mesmo, teimamos é em rotulá-lo de maneira diferente…
E esse síndroma de que geralmente sofremos provém do preconceito, de uma falha educacional e, em ultima análise, da falta de tolerância para com o “outro”.
Mas, afinal… Porque é que nós temos que opinar sobre os gostos dos outros??
Porque é que os criticamos?
Se a vossa prima Cátia Vanessa olhasse para vocês com o mesmo ar de reprovação, ou mesmo de gozo, por gostarem dos Coldplay, U2, ou Sting, o que diriam vocês??
“Sabes lá o que é bom!”??
Pois… Mas quem raio pensamos nós que somos para achar que somos superiores ao ponto de gostarmos de coisas “melhores” que ela?
Virando a mesa ao contrário… ela pode pensar exactamente que o gosto musical dela é que é bom!
E terá razão?
Pondo de lado os casos óbvios, de falta de qualidade vocal ou de composição, existentes em todos os tipos de música, a verdade é que ambos tem razão! Apenas foram educados de forma diferente ou tiveram a sorte, para eles, de serem expostos a determinado tipo de música.
Quando crescemos com determinado gosto musical podemos até aprender a refiná-lo, mas é esse tipo de música que aprendemos a amar.
Quando ligamos o rádio, cantarolamos, assobiamos ou murmuramos aquela musica que nos faz vibrar, que nos faz sonhar com outra realidade, ou mesmo que nos fala de coisas que sentimos e vivemos.
É igual!
Por isso, ao ver o espectáculo dos 40 anos de carreira do Marco Paulo, e apesar de reconhecer que ele não me faz vibrar como fazem os Coldplay, apercebo-me, não sem alguma surpresa, que não sofro de Sindroma Anti-Pimba Adquirido! :)


E tu?

9 comentários:

£ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Eu?
Eu não me importo com os gostos dos outros nem com o que os outros acham do meu gosto...
É preciso é sentir as melodias de forma intensa e unica.

Kiss per tê, até outro instante!

mitro disse...

Lá diz o povão na sua sabedoria:
"Cores e gostos, não se discutem!"

Joaquim Amândio Santos disse...

pertinente a questão colocada.
Se considero existerem fronterias que definem o bom gosto, julgo que o mesmo assume características vincadamente eclécticas.
Concordo inteiramente com a defesa do talento e das capacidades artísticas como base para defender a qualidade de determinado trabalho.
Essas bases estão presentes no trabalho do Marco Paulo. Como no dos Coldplay. O primeiro não gosto mas respeito. Os segundos fazem parte da iconoclastia pop que não sendo arte do meu menu de gourmet musical, consumo de quando em vez. O respeito é idêntico.

Pedro Duarte disse...

Eu sofro ligeiramente... nao consigo deixar de ter 1 ponta de preconceito, que contraria o facto de conseguir ver qualidade na música dele (o Marco canta bem, nao desafina, e sempre foi fiel ao seu próprio espírito)

Anónimo disse...

Olá boa noite.
Celebra-se a época do Natal, que como tudo será rica e festiva para uns e a outros nem por isso, é com esses que o nosso pensamento tem que estar é a esses que desejamos o melhor de tudo, numa altura em que a ausência nos fere e entristece como nunca.

Um Feliz Natal.

João C. Santos

Anónimo disse...

Ehehh.. o melhor de marco paulo é mesmo aquele anuncio do Mudaste-Tea!! hihihi ;p

Eu confesso que tb nao gosto, mas n costumo gozar.. rio-me com certas situaçoes como rio com outras, mas nada mais :)

Passei para te desejar um excelente natal, com mtas prendinhas e tudo de bom!;)

Um beijo com volupia:)
Boas Festas

Anónimo disse...

Gosto de Marco Paulo. Mais do que de Coldplay. A sério!!!

bj

Anónimo disse...

Se te disser que não gosto de ver ou ouvir o Zé Cabra serei Anti-Pimba? :-)

guedesnet disse...

Não tenho nada contra o Marco Maulo, mas confesso que não gosto, mas no entanto os gostos educam-se ou refinam-se, comfesso que quando era mais novo cheguei a gostar de ABBA, hoje não gosto. Aprendi a gostar de outros.
E por acaso gosto muito de Coldplay, então aquela musica a que eles deram o nome de TALK...meu deus é um hino...